Santo Antônio Lisboa

CARACTERÍSTICAS DA URAD

Categoria
3
Área(ha):
729
Famílias
30
Área por família (ha)
24,3
RL (ha)
150,0
Ano de criação
2018
Município
Santo Antônio de Lisboa - PI

ACOMPANHAMENTO

O assentamento está localizado no município de Santo Antônio de Lisboa. A Reserva Legal de 150 ha é preservada pelos assentados, mas explorada por estranhos que não respeitam as normas ambientais. Os assentados desejam fazer manejo da Caatinga. A propriedade tem fluxos intermitentes, pequenas barragens.

A principal fonte de renda das famílias está associada a programas federais de transferência de renda, criação de pequenos animais, cultivo de milho e feijão e serviços temporais na colheita do caju. As ações produtivas implementadas foram cadastramento de produtores para criação de abelha, visita de consultores especialistas em apicultura à comunidade para capacitação de famílias com aptidão para criação de abelhas. As ações ambientais implementadas na Urad foram instalação de viveiros com capacitação práticas para produção de mudas, construção de 50 BBZ's, construção de 5.550 m de renque/cordão de pedra. As ações sociais implementadas foram curso de manejo e conservação do solo e água, curso de construção de fogão ecológico, construção de 17 fogões ecológicos, construção de 03 barreiros trincheira.

As atividades sugeridas são:

  • Uso Múltiplo Integrado para pastagem com intervenção em vegetação nativa, com 160 ha para manejo da pastagem.
  • A meliponicultura (até 93 colmeias) nas áreas de Reserva Legal e vegetação restante perto das casas e lagoas e reservatórios de água.
  • Sistemas agroflorestais peridomiciliares com todas as famílias interessadas no assentamento.
  • Fogões ecoeficientes em residências que mostrem interesse; oficinas de conscientização sobre o manejo de lenha na vizinhança.
  • Fortalecimento das ações agroecológicos praticadas no assentamento para fortalecer as capacidades de produção e comercialização.
  • Práticas de conservação ligadas à agricultura e à prevenção e reversão da erosão.
  • Barragens de pedra seca, que retêm os solos erodidos pela água, formando áreas utilizáveis e reservatórios de água, além de favorecer a infiltração e a recarga das águas subterrâneas.
  • Várias dessas barragens serão construídas para demonstrar formas de planejar mananciais.