Florestan Fernandes

CARACTERÍSTICAS DA URAD

Categoria
3
Área(ha):
824
Famílias
31
Área por família (ha)
26,6
RL (ha)
176,0
Ano de criação
2002
Município
Canindé de São Francisco

ACOMPANHAMENTO

O assentamento está localizado no município de São Francisco de Canindé em uma área anteriormente conhecida como fazenda Orocó. A Reserva Legal de 176 ha é preservada pelos assentados, mas explorada por estranhos que não respeitam as normas ambientais. Os assentados desejam fazer manejo da Caatinga. A propriedade tem fluxos intermitentes, 13 pequenas barragens e um canal construído pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO).

Quase todos os 31 lotes podem ser cultivados, com exceção de algumas áreas que são suscetíveis à erosão quando cultivadas com culturas anuais e mal manejadas. A pressão mais forte nesta área é a criação de gado, que tem envolvido plantação de pastos, que continuam a ser utilizados pelos assentados. Os principais produtos cultivados são feijão e milho para a alimentação, bem como cactos (para forragem) e grama. O feijão e o milho são vendidos a intermediários após a colheita e parte da produção é para as refeições da famílias.

Em média, quando as chuvas são favoráveis, cada colono colhe 50 sacos de feijão e 80 sacos de milho. Quanto ao cactos e a grama para alimentar o gado, em uma pesquisa recente, havia 640 cabeças de gado e 200 caprinos e 600 ovelhas no assentamento, bem como muitos frangos, perus e galinhas da guiné, que são consumidos pelas famílias dos assentados. O sobre pastagem no assentamento requer ajustes na capacidade de carga e/ou alterações na produção de forragem.

No assentamento há alguma produção incipiente de alimentos orgânicos (vegetais) e agroflorestais peridomiciliares (quintais produtivos) de 10 mulheres do assentamento. A produção é para consumo próprio e para venda na beira da estrada para o corpo docente e funcionários da escola perto do assentamento. A água é fornecida por caminhões-tanques na época da seca, e quando chove, por tanques de armazenamento construídos pela ASA (para consumo humano) e por furos d'água para animais.

Até agora não há nenhuma área sujeita a degradação ambiental ou outro tipo de degradação no
assentamento e todos os lotes podem ser cultivados, se encaixando na categoria 3.

As atividades sugeridas são:

  • Uso Múltiplo Integrado para pastagem com intervenção em vegetação nativa, com 160 ha para manejo dapastagem.
  • A meliponicultura (até 93 colmeias) nas áreas de Reserva Legal e vegetação restante perto das casas e lagoas e reservatórios de água.
  • Sistemas agroflorestais peridomiciliares com todas as famílias interessadas no assentamento.
  • Fogões ecoeficientes em residências que mostrem interesse; oficinas de conscientização sobre o manejo de lenha na vizinhança.
  • Fortalecimento das ações agroecológicos praticadas no assentamento para fortalecer as capacidades de produção e comercialização.
  • Práticas de conservação ligadas à agricultura e à prevenção e reversão da erosão.
  • Barragens de pedra seca, que retêm os solos erodidos pela água, formando áreas utilizáveis e reservatórios de água, além de favorecer a infiltração e a recarga das águas subterrâneas.
  • Várias dessas barragens serão construídas para demonstrar formas de planejar mananciais.
  • Estudos de campo realizados durante a fase PPG pré-selecionaram os seguintes locais como mais apropriados para as atividades práticas. .... 2) Florestan Fernandes, também em Canindé do São Francisco, com 31 famílias em 824 ha que necessitem de assistência para evitar pastos em áreas protegidas.

GALERIA DE IMAGENS

VÍDEO